O cérebro exige um grande suporte energético e metabólico. É essencial garantir um aporte adequado dos nutrientes essenciais, bem como de outros agentes bioativos que sustentam a saúde cognitiva e aliviam as alterações do humor e stress, maximizando as capacidades de aprendizagem, compreensão, atenção, criatividade e memória.

Atualmente, fruto do estilo de vida moderno com stress, sobrecarga de trabalho intelectual e hábitos alimentares desajustados, a falta de concentração e memória tornaram-se um problema transversal a todas as idades, embora por motivos diferentes.

O stress mental e emocional do dia a dia, tem um impacto significativo na performance cognitiva e na adaptação psicossocial. Em paralelo, algumas pessoas com estilos de vida mais ativos, e com maior desgaste energético, apresentam queixas frequentes de fadiga física.

Nestes casos, é útil o recurso a um tónico cerebral com agentes bioativos estimulantes que melhorem também o desempenho físico. Para adultos a partir dos 50 anos é mais importante que os tónicos cerebrais contenham um reforço em substâncias que protegem contra a oxidação celular e que favorecem a circulação cerebral.