Uvas: uma fonte de Resveratrol
Alguns estudos epidemiológicos demonstraram que os franceses consomem uma elevada quantidade de gordura de origem animal. No entanto, são uma população com uma taxa relativamente baixa de mortalidade por doenças cardiovasculares. A este fenómeno chama-se “Paradoxo Francês”. Julga-se que este efeito se deve ao consumo moderado de vinho tinto, por este ser rico numa substância: o resveratrol!
O que é o resveratrol?
O resveratrol é um polifenol que se encontra abundantemente na pele e sementes das uvas, no vinho tinto, e nas amoras. Recentemente descobriu-se que o amendoim e uma planta tradicionalmente conhecida como “azeda” contêm também elevadas quantidades de resveratrol. Pode ainda ser encontrado, na forma de trans-resveratrol, nos mirtilos, nos arandos e nas raízes de bambu-mexicano.
Vantagens do resveratrol
Esta é uma substância de origem natural, com importantes propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir o stress oxidativo a que as células estão sujeitas no dia-a-dia, especialmente com o avançar da idade. Por isso mesmo, o resveratrol pode ajudar no controlo do envelhecimento mental, da pele e ainda reduzir o risco de doenças cardiovasculares, devido também às suas propriedades anti-inflamatórias. Para além disso, existe ainda evidência de que este polifenol pode atrasar o declínio cognitivo associado à idade e reduzir o risco de demência.
Não deixe que a idade o vença!
“Nunca se é demasiado velho para ter um novo objetivo ou para sonhar um novo sonho.”
C.S. Lewis