Dieta Detox pós-natal
Um dia não são dias, mas está na hora de acertar os ponteiros da balança e de dar tréguas ao fígado!
A época natalícia é uma das alturas do ano mais propícias aos excessos. A degustação de novas iguarias em família, as festas em casa dos amigos, ou os incontáveis jantares de natal, são os momentos fantásticos que desafiam continuamente as regras de uma alimentação saudável, e que não raras vezes culminam com mau estar e indisposição.
O consumo excessivo de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, a juntar aos horários desregulados e à falta de exercício físico, podem fazer com que o natal saia prejudicado!
ATITUDE À MESA
Os almoços ou jantares são uma constante nesta altura do ano e são motivo de confraternização e descontração. Porém, tente não se descontrair com a alimentação. Como em qualquer momento, há formas de controlar o que ingere, basta ter força de vontade e atitude.
- Não vá para os convívios “esfomeado”! Coma uma peça de fruta antes de sair;
- Evite o pão e peça uma sopa para iniciar a refeição;
- Privilegie as saladas e evite os tradicionais alimentos fritos, molhos ou recheios ricos em gordura saturada;
- Coma tranquilamente de forma a mastigar bem os alimentos e a aumentar a sensação de saciedade;
- Se beber álcool, prefira o vinho a outras bebidas alcóolicas, mas beba sempre com moderação;
- Prefira sempre a água aos refrigerantes com açúcar;
- Evite os doces. Se não conseguir mesmo resistir, é preferível consumi-los logo a seguir à refeição.
DEPOIS DA FESTA
A quadra festiva prolongou-se e os excessos cometidos foram mais que muitos! A digestão torna-se lenta e difícil e pode até originar uma má disposição sem horas para terminar (náuseas, desconforto gastrointestinal).
Saiba que pode valer-se de suplementos com extratos de plantas como o cardo mariano, o boldo, ou a alcachofra, que facilitam a digestão. Além disso e muito importante, contribuem para a protecão do fígado, sempre tão agredido nestas ocasiões! Os suplementos podem ser tomados tanto antes da refeição para prevenir situações de desconforto, como depois para auxiliar na digestão.
Nos dias seguintes aos excessos o melhor mesmo é voltar ao regime habitual. Coma pouco, várias vezes ao dia, privilegiando sempre as frutas e os vegetais. O seu fígado agradece e a sua saúde também.