Manter o cérebro em forma depois dos 50 anos
No processo natural de envelhecimento cerebral, há fatores que podem acelerar a sua evolução como é o caso do stress, uma alimentação desequilibrada ou a falta de exercício mental.
Por outro lado, existem certos nutrientes que, atuando em sinergia, retardam os efeitos deste envelhecimento.
Dê importância aos antioxidantes
As substâncias antioxidantes revestem-se de especial importância no processo de adiamento dos efeitos do envelhecimento cerebral. Nomeadamente:
Ginkgo Biloba
É uma planta naturalmente antioxidante, cujos compostos ativos ajudam a combater os radi-cais livres e estimulam a circulação sanguínea e a oxigenação cerebral, promovendo a memória e a agilidade mental.
Coenzima Q10
Está presente em todas as células do organismo e intervém na produção de energia celular. Ajuda a proteger as células cerebrais dos radicais livres pelas suas propriedades antioxidantes.
Resveratrol
Este composto é um poderoso antioxidante natural que retarda o processo de envelhecimento de vários tecidos, como o cerebral, o muscular e o cardíaco.
Exercite a sua memória
A memória é uma faculdade cognitiva importante, pois é a base do conhecimento e o que define a nossa identidade. As queixas de falta de memória são recorrentes, especialmente com o avançar da idade.
É importante aplicar medidas que a preservem e fornecer ao cérebro os nutrientes adequados para otimizar a sua performance.
Dicas para estimular a sua memória
1. Adotar hábitos alimentares saudáveis;
2. Alterar rotinas (ex.: fazer um percurso diferente para o trabalho);
3. Controlar o stress e ter um sono reparador;
4. Manter a mente ativa com palavras cruzadas e jogos de estratégia;
5. Praticar exercício físico regular (melhora a oxigenação cerebral).