Dicas Saudáveis

A importância dos Tónicos Cerebrais

Nos dias que correm, o estilo de vida da grande maioria da população culmina frequentemente em stress mental e emocional, o que afeta significativamente as respetivas capacidades cognitivas. É comum falar-se em Tónicos Cerebrais, mas será que sabe o que realmente significam para a sua saúde?

Os apelos constantes do dia a dia levam a uma necessidade de concentração redobrada, para que seja possível responder aos desafios que surgem regularmente e, fruto desta mesma sobrecarga intelectual, o rendimento cerebral e a memória são progressivamente afetados. Estes apresentam-se, cada vez mais, como problemas transversais a todas as idades.

Atualmente, verifica-se um aumento do número de pessoas ativas e conscientes, que procuram estratégias mais variadas e eficazes que lhes permitam a melhoria da sua qualidade de vida e do seu bem-estar.

É neste contexto que se torna da maior importância garantir um aporte adequado de nutrientes e outros agentes bioativos que sustentem a saúde mental e atenuem as alterações de humor e stress, amplificando assim a capacidade de aprendizagem, raciocínio e compreensão, atenção e memória.

O que é um Tónico e para que serve?

Um “Tónico” é uma substância ou conjunto de substâncias utilizadas para tonificar, ou seja, fortalecer ou melhorar a função de determinado órgão ou sistema. De um modo geral, os “Tónicos cerebrais” são usados para auxiliar a manutenção da vitalidade, promover a agilidade cerebral e reduzir o cansaço mental.

Um estilo de vida stressante exige-nos um elevado esforço intelectual e cria um aumento das necessidades diárias de algumas vitaminas e minerais, tal como ocorre nas fases de crescimento das crianças e com o avançar da idade, em que é essencial um aporte superior destes nutrientes.

A importância das vitaminas e minerais para o cérebro

As vitaminas e os minerais têm funções muito importantes para o nosso cérebro:

  • São antioxidantes, prevenindo o stress oxidativo das células do sistema nervoso;
  • Auxiliam na síntese de neurotransmissores e hormonas;
  • Participam também no processo de produção da melatonina, ajudando a regular os ciclos de sono;
  • São cofatores dos processos de transporte de alguns nutrientes essenciais para as nossas células cerebrais.

Em particular, as vitaminas do complexo B têm um papel extremamente importante nos mecanismos associados ao bom funcionamento e manutenção das células do cérebro, participando nos processos de obtenção de energia e na síntese de neurotransmissores. Vários estudos científicos demonstram inclusive que as vitaminas do complexo B promovem a melhoria da memória a longo prazo e da performance cerebral, pelo que a deficiência nas mesmas pode influenciar negativamente a memória, contribuir para o défice cognitivo e demência associada à idade.

A toma regular de Tónicos Cerebrais apresenta-se assim como uma necessidade fundamental para a manutenção da função cerebral e para o bem-estar mental.

“O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, sentimo-nos bem.” (Carl Sagan)