Alimentação e Saúde

O bem-estar no envelhecimento

O envelhecimento é um processo natural que está associado não só a aspetos biológicos e fisiológicos, como também culturais, sociais e de comportamento.

Aumento da média de vida

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014 a população mundial tinha cerca 841 milhões de pessoas com mais de 60 anos, sendo a maioria mulheres.

Estima-se que até 2050, estes valores aumentem para 2 biliões e que a população com mais de 80 anos seja de 392 milhões.

Esta tendência não é exceção em Portugal e estima-se que as faixas etárias 50-74 anos e +75 anos aumentem significativamente nos próximos anos.

 

Envelhecer com qualidade

O aumento da longevidade pode não ser proporcional a uma melhor qualidade de vida.

Para além das alterações benignas, como o branqueamento do cabelo, o aumento da idade traz consigo diferentes necessidades a nível físico e nutricional.

A dificuldade nas atividades do dia-a-dia e uma maior suscetibilidade a doenças crónicas são alguns exemplos a ter em atenção.

 

A alimentação

A alimentação por si só pode não conter os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Uma vez que os idosos têm necessidades diferentes dos adultos, como é o caso do cálcio e fósforo para o bem-estar ósseo, é importante estar atento e garantir o aporte adequado de substancias para o bom funcionamento do organismo.

Neste sentido, a par com o aumento da esperança média de vida da população, deveremos primar e potenciar um envelhecimento com qualidade, felicidade e bem-estar.

 

“Nos olhos do jovem arde a chama. Nos do velho brilha a luz.”

Victor Hugo

*Dados retirados de: Eurostat|NU|Institutos Nacionais de Estatística, PORDATA.