Dicas Saudáveis

Como reforçar as defesas no inverno

 

À medida que as temperaturas começam a baixar e o inverno se aproxima, é fundamental fortalecer as defesas do nosso corpo para enfrentar gripes e constipações da melhor forma.

Para além de ser muito importante manter uma alimentação saudável, trazemos-lhe mais estratégias de como manter o seu sistema imunitário resistente a este inverno:

1. Optar pelos suplementos alimentares necessários

A toma de suplementos que contenham vitaminas e minerais ajudam no fortalecimento da imunidade contra as gripes. A vitamina C, vitamina D e zinco, por exemplo, são conhecidas pelas suas propriedades imunoprotetoras.

2. Chás e infusões

Um chá durante o inverno sabe sempre muito bem. Chás de ervas, como o chá de gengibre, camomila ou equinácea, são conhecidos pelas suas propriedades imunoprotetoras, podendo ajudar a aliviar os sintomas de constipações e fornecer conforto ao nosso corpo durante o inverno.

3. Exposição Solar Moderada

A luz solar é uma fonte natural de vitamina D, que desempenha um papel vital na imunidade. Embora o inverno seja mais frio, tente passar algum tempo ao ar livre sempre que possível, especialmente durante os horários de sol.

4. Mantenha-se Aquecido

Proteja-se contra as baixas temperaturas, vento e humidade. Manter-se aquecido não só ajuda a prevenir as gripes e constipações, como também reduz o stress no nosso corpo.

5. Probióticos

Um intestino saudável está intimamente ligado a um sistema imunitário forte. Os probióticos, encontrados em suplementos, podem promover a saúde intestinal e, consequentemente, melhorar a imunidade.

Em resumo:

Reforçar as defesas do corpo no inverno é uma estratégia inteligente para manter-se saudável e resistente a doenças. Para além destas dicas existem muitas outras estratégias que o podem ajudar a manter o seu sistema imunitário forte como: uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico e um sono adequado. Lembre-se de que cuidar da sua saúde é um investimento valioso para aproveitar o inverno ao máximo.