Magnésio: saúde dos pés à cabeça
Sabe se o seu corpo “tem falta” de magnésio?
Na verdade, o seu corpo dá o alerta: sintomas como o cansaço, irritabilidade, nervosismo, cãibras musculares ou até queda de cabelo, podem significar que não está a garantir o aporte de magnésio necessário.
No limite, a falta de magnésio pode estar na origem de doenças crónicas como a hipertensão arterial ou certas arritmias.
Quais as causas?
O stress do quotidiano pode ser uma causa do défice de magnésio. Já determinados alimentos como o café, as bebidas gaseificadas, álcool e os produtos de pastelaria, com açúcar refinado, aumentam a excreção deste nutriente pelo organismo. Além disso, o processamento industrial, e o refinamento de cereais e de açúcar, leva à perda de magnésio dos alimentos. Assim, o défice de magnésio, apesar de pouco frequente, está intimamente relacionado com os padrões da dieta ocidental atual, onde abundam os produtos “prontos a consumir”, mais refinados e altamente processados.
Para que serve?
O corpo humano de um adulto contém cerca de 25 gramas de magnésio, que se encontra maioritariamente nos ossos (cerca de 60%). Para além disto, o está envolvido em mais de 300 reações metabólicas essenciais, sendo indispensável para o bom funcionamento do sistema nervoso. Em conjunto com o cálcio, é também responsável pela regulação da pressão arterial.
Por outro lado, é também um elemento indispensável para o relaxamento muscular. Estas são algumas das razões pelo que, sem este mineral, os nossos músculos encontrar-se-iam num estado de permanente contracção.
Desta forma, os atletas recorrem com frequência à suplementação, uma vez que o magnésio atua no relaxamento muscular, ajuda a melhorar a performance e condição físicas, e, em última análise, evita lesões musculares sérias.
Como resolver?
Uma forma viável de contornar esta situação, passa por “repensar” a nossa dieta. O consumo de produtos processados deve ser minimizado, enquanto alimentos ricos em magnésio, como as leguminosas, espinafres, bananas, amêndoas ou nozes, devem estar presentes na sua mesa.
Esteja atento ao seu corpo e cuide de si.