Óleo de Onagra: Conheça os seus Benefícios
Já ouviu falar na Onagra?
Famosa pelas propriedades do seu óleo extraído das sementes e pelas múltiplas utilidades, esta planta, de flor amarela, é originária da América do Norte.
Onagra é o nome comum da Oenothera biennis, e em inglês é conhecida por “Evening Primrose” (evening significa fim de tarde). Na primavera ou no início do verão, é possível ver estas flores a abrir todos os fins de tarde, voltando a fechar novamente no dia seguinte, produzindo um espetáculo da natureza verdadeiramente fantástico.
O óleo de Onagra é rico em ácidos gordos polinsaturados (também conhecidos como vitamina F), especialmente o ácido linoleico (LA) e o ácido gama linolénico (GLA), que é o seu principal ativo.
Estes ácidos gordos são fundamentais na nossa nutrição já que realizam as mais variadas funções no corpo humano (são parte integrante da estrutura de cada célula), sendo por isso importantes a todo o metabolismo. Aliás, o nosso organismo não consegue produzi-los em quantidades suficientes, sendo por isso necessário obtê-los através da alimentação.
Os ácidos LA e GLA são semelhantes às hormonas e permitem a regulação de muitos processos fisiológicos e fisiopatológicos, como por exemplo:
- Controlo da normal produção de gordura da pele
- Diminuição da formação de substâncias com ação inflamatória (ajudam a diminuir as cólicas menstruais)
- Afetam a transmissão do impulso nervoso
- Controlo da produção de hormonas (ajudam a regular os efeitos das hormonas femininas no ciclo menstrual)
- Diminuição da tensão mamária (mastalgia)
Desta forma, o óleo da Onagra faz parte de alguns complementos alimentares que visam o bem-estar durante o ciclo menstrual.
Resumindo:
O ácido gama-linolénico (GLA) e as prostaglandinas são imprescindíveis a muitos níveis, pelo que são bastantes os casos em que o óleo de Onagra pode ser aplicado com êxito.
Curiosamente, apesar deste óleo ser útil para muitos, ele é particularmente adequado às mulheres. Assim, e segundo as mais recentes investigações científicas, o óleo desta planta tem uma das suas maiores aplicações em certas mastodinias (tecido mamário doloroso e inchado e mastopatia fibroquística) e na prevenção e alívio de sintomas de tensão pré-menstrual e da menopausa.