Os benefícios do ginkgo biloba
O Ginkgo biloba é uma das árvores mais antigas do mundo, que existe há mais de 200 milhões de anos, pelo que é até considerado um “fóssil vivo”.
É originário do Oriente, onde é reconhecida como fonte de juventude, graças à sua robustez e capacidade de regeneração. O Ginkgo biloba apresenta uma elevada longevidade, sendo capaz de sobreviver até cerca de mil anos.
Foi o médico alemão Engelbert Kaempfer que descreveu esta planta pela primeria vez. Contudo, a investigação dos seus constituintes iniciou-se quando se descobriu que esta foi um dos poucos seres vivos que sobreviveram à radiação em Hiroshima.
As suas folhas, bilobadas e em forma de leque, são as principais responsáveis pelas suas interessantes propriedades medicinais, pois apresentam uma elevada concentração dos seus ativos. Dos seus vários constituintes ativos, é de destacar a presença de aminoácidos, flavonóides (ginkgoflavonóides), terpenos e diterpenos (ginkgólidos).
A sua atividade farmacológica está documentada em mais de 300 publicações científicas.
Quais são os seus efeitos benéficos?
O Ginkgo biloba ajuda na melhoria do desempenho cerebral, na prevenção do declínio cognitivo, tem uma importante ação vasodilatadora e é também um excelente antioxidante natural.
Desempenho cerebral e prevenção do declínio cognitivo
A sua utilização na melhoria do desempenho cerebral está relacionada com a sua ação na melhoria da oxigenação cerebral, mas também com a sua intervenção sobre a libertação e recaptação de alguns neurotransmissores, como a noradrenalina, dopamina e a acetilcolina. Desta forma, o Ginkgo contribui para a melhoria da memória e da concentração.
Além de ser óptimo para a prevenção do envelhecimento cerebral e do declínio cognitivo associado à idade, o Ginkgo ajuda também na melhoria da performance intelectual em jovens e adultos saudáveis.
Estudos recentes têm vindo a comprovar que a Ginkgo biloba apresenta efeitos benéficos na prevenção de vários tipos de demência (ex.: Alzheimer).
Circulação sanguínea
O Ginkgo é um excelente venotónico, o que o torna um excelente aliado para o alívio de problemas circulatórios, tais como frieiras ou sensação de pernas pesadas. Além disso, ajuda a melhorar a fluidez do sangue, por inibir a agregação plaquetária.
Olhos e Visão
Por melhorar a circulação sanguínea periférica, o Ginkgo tem um papel importante na manutenção de uma boa visão e audição. A sua utilização revelou-se especialmente útil para quem sofre de zumbidos (tinitus) e vertigens.
São vários os benefícios do Ginkgo biloba para o equilíbrio e bem-estar do organismo, pelo que a sua utilização tem sido feita com segurança ao longo dos anos.
Está na altura de esquecer a falta de memória, com Ginkgo biloba mantenha o seu cérebro jovem.