Dicas Saudáveis

Porque é que o multivitamínico não é o mesmo para toda a família?

Nos dias que correm, e como resultado de um ritmo de vida frenético, nem sempre é fácil fazer refeições equilibradas. Tornou-se prática corrente e mais confortável o recurso a alimentos «prontos a consumir», mais refinados e altamente processados.

O bom desempenho do nosso organismo depende do consumo equilibrado de vitaminas e minerais, que têm funções diversas e atuam em sinergia para assegurar o nosso bem-estar. Por essa razão, a toma de multivitamínicos adequados a cada pessoa é fundamental para assegurar as necessidades diárias de nutrientes.

Descubra porque é que o multivitamínico não é o mesmo para toda a família.

 

Necessidades dinâmicas

É importante salientar que as necessidades de cada pessoa não são estáticas ao longo da vida: variam de acordo com a idade, género ou situação fisiológica.

  

Singularidade de cada multivitamínico

A fórmula de cada multivitamínico e mineral é diferente e, além de vitaminas e minerais, o os multivitamínicos podem fornecer fitonutrientes, ácidos gordos essenciais, prebióticos, entre outros ingredientes.

 

Diferentes níveis de absorção 

A forma como o organismo absorve e metaboliza os nutrientes altera-se ao longo da vida, conduzindo a uma modificação das necessidades alimentares. O nosso organismo sofre alterações, relacionadas não só com a idade, mas também com fatores genéticos e ambientais.

 

Cuidado redobrado acima dos 50 anos

Para responder às necessidades nutricionais específicas de adultos com mais de 50 anos é importante ajustar os teores de algumas vitaminas e minerais, bem como incluir antioxidantes (que ajudam a proteger o organismo contra danos provocados pelos radicais livres), nutrientes essenciais e fitonutrientes (derivados vegetais) que ajudam a diminuir a deterioração de certas funções do nosso organismo.

Para ajudar a manter o equilíbrio de vitaminas e minerais e combater o envelhecimento pode ser necessário fazer suplementação específica para uma vida mais saudável.