Vitaminas e Nutrientes

Os benefícios da Geleia Real

Geleia Real tem sido descrita como um dos mais perfeitos alimentos produzidos pela natureza. O seu valor nutritivo é inquestionável, pois possui elementos vitais para o organismo humano.

É produzida pelas abelhas operárias jovens a partir da digestão parcial do mel e do pólen. Na sua forma natural apresenta uma consistência semelhante à do leite condensado, de coloração amarelada, mas de sabor levemente ácido.

Na colmeia é utilizada para alimentar as crias, durante dois ou três dias, e a abelha rainha durante todo o seu ciclo de vida. Daí a grande diferença no porte e longevidade da rainha, relativamente às operárias. A rainha possui o dobro do peso e pode viver até 5 anos (enquanto as operárias vivem 45 dias). Além disso, desenvolve todos os órgãos reprodutores, permitindo que faça a postura de até 3000 ovos por dia – equivalente ao dobro do seu peso físico – durante o seu período fértil. Em cada colmeia produz-se menos de um grama de Geleia Real.

geleia real também conhecida como «super alimento», tem um perfil nutricional muito completo. É rica em elementos fundamentais para a saúde como vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e ácidos gordos essenciais. É um excelente estimulante do sistema imunitário e estudos in vitro demonstraram a sua actividade antimicrobiana. Promove um aumento da resistência a infeções, sendo especialmente benéfica em situações de esgotamento físico, falta de energia e em períodos de convalescença.

Os seus feitos têm sido relatados na literatura desde há séculos. O filósofo Aristóteles mencionou-a na sua obra como «uma coisa parecida com o mel, macia e densa, de cor amarela pálida».

Apesar de ser mencionada desde a época da Grécia antiga, tornou-se foco de atenção em todo o mundo em 1954. As suas propriedades revitalizantes e energizantes foram definitivamente reconhecidas quando um médico francês a recomendou ao Papa Pio XII. O Papa, então octogenário e com a saúde severamente debilitada, recuperou em semanas, miraculosamente, e manteve a sua vitalidade durante anos.

Este fato foi relatado no Congresso Internacional em 1955 e posteriormente em 1958, no 17° Congresso Internacional de Apicultura em Roma, onde o Papa Pio XII discursou pessoalmente, declarando que “A Geleia Real é um alimento concedido por Deus para conservar a jovialidade eternamente”.